

12 Intérpretes do Brasil
12 Intérpretes do Brasil é um curso que apresenta o pensamento crítico e a obra de 12 intelectuais fundamentais e indispensáveis para a compreensão do Brasil.
Você vai conhecer o pensamento de grandes protagonistas nas lutas de independência, nas campanhas abolicionistas e nos projetos de democratização e formação social, cultural, política e econômica do país.
Nestas 12 aulas, dadas por 10 professores e professoras que são estudiosos dos autores abordados, oferecemos um olhar aprofundado sobre a contribuição de José Bonifácio, André Rebouças, Oliveira Vianna, Sérgio Buarque de Holanda, Gilberto Freyre, Caio Prado Júnior, Florestan Fernandes, Maria Sylvia de Carvalho Franco, Paula Beiguelman, Guerreiro Ramos, Lélia Gonzalez e Celso Furtado. Além dos seus retratos individuais, discutimos os contextos históricos e culturais nos quais estes autores e autoras produziram suas obras.
A proposta é oferecer caminhos para que os alunos possam ler por conta própria seus textos clássicos, estimulando o aprendizado autônomo e a educação libertadora.
O curso é voltado para todas e todos que querem ampliar a compreensão do Brasil, em todas as suas dimensões, a partir de diversos olhares para o passado, o presente e para as perspectivas de futuro.
Para quem é o curso
Para quem quer compreender os dilemas da formação brasileira
Para quem quer entender a história das lutas por igualdade racial e de gênero no Brasil
Para quem quer descobrir escolas de pensamento genuinamente brasileiras
Para quem quer conhecer os projetos políticos e econômicos que marcaram a nossa história


Inscreva-se
E receba o link para a
Aula gratuita
Caso não receba o email em 5 minutos, verifique sua caixa de spam.
Por que participar do curso
12 Intérpretes do Brasil
Para conhecer pensadoras e pensadores brasileiros
Para compreender visões diversas sobre as origens dos problemas contemporâneos do país
Para saber mais sobre a história nacional a partir de pontos de vista diversos
Para refletir sobre os desafios do Brasil no presente e no futuro
O que mais você vai encontrar no curso
Acesso a um corpo docente com renomados professores que são especialistas nas obras dos autores e autoras abordados
Mais de 12h de conteúdo
Slides apresentados nas aulas
Coordenadores

Silvio Almeida
Silvio Almeida é graduado em Direito e em Filosofia e doutor em Direito pelo departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito da USP (Universidade de São Paulo).
É professor de Filosofia do Direito e Teoria Geral do Direito da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, nos cursos de graduação e no programa de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em Direito Político e Econômico. Professor da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP).
Foi professor visitante do Centro de Estudos Latino-Americanos e Caribenhos da Universidade de Duke, onde lecionou as disciplinas “Vidas Negras Importam: EUA/Brasil” e “Raça e Direito na América Latina”. Diretor do Instituto Luiz Gama e advogado.
Silvio Almeida

Júlio Cesar de Oliveira Vellozo
Julio César de Oliveira Vellozo, bacharel em história pela USP, mestre pelo programa Culturas Brasileiras do Instituto de Estudos Brasileiros/USP e doutor em História Social pela USP. Tem dois pós-doutorados, um na Faculdade de Direito da Universidade de Salamanca e outro na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Professor da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie e da graduação, mestrado e doutorado da FADISP. É bolsista FUNADESP.
Júlio Cesar Vellozo
Professores

João Carlos Kfouri Quartim de Moraes
Formado em Filosofia e Direito pela Universidade de São Paulo, professor de Filosofia na USP (1965-69), em Paris VIII-Vincennes (1971-79) e na Universidade Estadual de Campinas (a partir de 1982), João Quartim de Moraes é doutor de Estado pela Fondation Nationale de Science Politique da Academia de Paris, com a tese “Les militaires et les régimes politiques au Brésil: 1889-1979“, defendida em 1982. Publicou dezenas de livros e artigos sobre a origem da dialética, a concepção aristotélica do tempo, a cosmologia e a ética materialistas de Epicuro e Lucrécio, as origens feudais do liberalismo e os paradoxos da democracia, os fundamentos filosóficos do marxismo e de suas conexões com a teoria da evolução. Publicou na Inglaterra “Dictatorship and Armed Struggle in Brazil” (1971), depois reeditado nos Estados Unidos e na Itália; “A esquerda militar no Brasil”, em dois volumes (1991 e 1994) e quatro estudos sobre a História do marxismo no Brasil (em seis volumes).
João Quartim de Moraes

Juliana Leme Faleiros
Juliana Leme Faleiros é graduada em Direito e Ciência Política, mestra e doutoranda em Direito Político e Econômico. Desenvolve pesquisas sobre pensamento social brasileiro, teoria feminista e direito constitucional.
Juliana Faleiros

Juliane Furno
Juliane Furno é cientista social, mestre e doutora em Desenvolvimento Econômico no Instituto de Economia da Unicamp. É especialista em mercado de trabalho, desenvolvimento econômico e política industrial no setor de Petróleo e Gás. É colunista do Jornal Brasil de Fato e economista-chefe do IREE.
Juliane Furno

Júlio Cesar de Oliveira Vellozo
Julio César de Oliveira Vellozo, bacharel em história pela USP, mestre pelo programa Culturas Brasileiras do Instituto de Estudos Brasileiros/USP e doutor em História Social pela USP. Tem dois pós-doutorados, um na Faculdade de Direito da Universidade de Salamanca e outro na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Professor da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie e da graduação, mestrado e doutorado da FADISP. É bolsista FUNADESP.
Júlio Cesar de Oliveira Vellozo

Marcio Farias
Graduado em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2011). Mestre e Doutorando em Psicologia Social na PUC-SP com vinculação ao NUTAS (Núcleo de Estudos e Pesquisa Trabalho e Ação Social). Professor convidado do CELACC (Centro de Estudos Latino Americanos sobre Cultura e Comunicação) da ECA/USP. Membro do colegiado do Instituto Amma Psique e Negritude. Compõe o Conselho Editorial da Editora Dandara. Compõe o Conselho Cientifico do Instituto Brasileiro de Estudos Contemporâneos (IBEC) da Unesp de Marília. Membro de Comissões de Avaliação de Ações Afirmativas em Concursos Públicos para a Fundação Carlos Chagas. Trabalhou como professor convidado da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE). Foi coordenador do Núcleo de Desenvolvimento Institucional do MuseuAfroBrasil. Atualmente coordena o curso de especialização “A Ética do Cuidado: cuidado intersetoriais” pelo Instituto Amma Psique e Negritude. Coordenou as equipes educativas das exposições “Pretatitude: Insurgências, emergências e afirmações na arte”; “Fernando Lemos: mais a mais ou menos” e “Países Espelhados: objetos, imagens, sabores e memória: Encontros Culturais entre o Brasil e nações africanas de Língua Portuguesa” pelo SESC/SP. Curador da Exposição “Rostos Invisiveis da Imigração no Brasil” pelo Museu da Imigração. Foi parecerista de Projetos Culturais e Artísticos da Funarte e Avaliador de Projetos Artísticos e Culturais para a Prefeitura de Piracicaba/SP. Foi coordenador da Revista Fim do Mundo nº 4, dossiê temático: Capitalismo e Racismo: a práxis negra. É parecerista da Revista Acadêmica “ExtraPrensa” da ECA/USP, da Revista Editorial de Olh@res do Dept de Educação da Unifesp, da Revista Latinoamericana de Estudios del Trabajo (RELET), publicação da Associação Latinoamericana de Estudos do Trabalho (ALAST), e da Revista Horizontes Antropológicos da UFRGS – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Palestrante e conferencista sobre relações raciais, participou do Simpósio “Afrodescendentes no Brasil: conquistas, desafios do presente e perspectivas para o futuro” como convidado pela Universidade Harvard, EUA. Organizou o livro: ” Violência e Sociedade: racismo como estruturante da sociedade e da subjetividade do povo Brasileiro” (2018) pela Editora Escuta. É autor do livro “Clóvis Moura e o Brasil: um ensaio crítico” e editor do livro “Negro, de bom escravo a mau cidadão?”, de Clóvis Moura, pela editora Dandara. Em pesquisa, desenvolve estudos sobre pensamento social brasileiro e relações raciais; questão racial e lutas de classes na América Latina; psicologia, marxismo e relações raciais.
Marcio Farias

Muryatan Santana Barbosa
É bacharel em História (2001), mestre em Sociologia (2004), doutor (2008-2012) e pós-doutor em História da África (2014-2016), todos pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP). Foi pesquisador visitante na Universidade de Harvard (2010) e consultor da UNESCO-Brasil para o Programa Brasil-África: histórias cruzadas (2011-2012). Trabalha atualmente com temáticas relativas ao Pan-africanismo, União Africana, Sul Global, Relações Étnico-Raciais e Teorias do Sul. É professor–adjunto do Bacharelado em Ciências e Humanidades, do Bacharelado em Relações Internacionais e do Programa de Pós-Graduação em Economia Política Mundial, da Universidade Federal do ABC (UFABC). É membro do Núcleo de Estudos Africanos e Afro-brasileiros da UFABC (NEAB-UFABC). É autor dos livros “Guerreiro Ramos e o personalismo negro” (Paco, 2015) e “A razão africana: breve história do pensamento africano contemporâneo” (Todavia, 2020), além de artigos especializados.
Muryatan Barbosa

Paulo Teixeira Iumatti
Paulo Teixeira Iumatti é graduado em história pela Universidade de São Paulo (USP) e possui doutorado em História Social pela USP. É pós-doutor e livre-docente pelo Instituto de Estudos Brasileiros da USP.
É professor titular do departamento de estudos ibéricos e latino americanos da universidade Sorbonne Nouvelle, na qual coordena o programa de mestrado em estudos lusófonos e co-dirige o Centre de Recherches sur les Pays Lusophones (CREPAL).
Entre suas principais publicações estão os livros História, dialética e diálogo com as ciências: a gênese de Formação do Brasil contemporâneo, de Caio Prado Jr. (1933-1942) (São Paulo, Intermeios, 2018) e Cantos de guerra: cantadores negros e as disputas em torno do gênero do Marco (1870-1930) (São Paulo, Alameda, 2019).
Paulo Iumatti

Rosane Borges
Jornalista, doutora em Ciências da Comunicação pela ECA-USP, professora pesquisadora do Colabor (ECA-USP), articulista da Revista Istoé e do blog da Editora Boitempo. Autora de diversos livros, entre eles: “Espelho Infiel: o negro no jornalismo brasileiro” (2004), “Mídia e racismo” (2012) e “Esboços de um tempo presente” (2016).
Rosane Borges

Silvio Almeida
Silvio Almeida é graduado em Direito e em Filosofia e doutor em Direito pelo departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito da USP (Universidade de São Paulo).
É professor de Filosofia do Direito e Teoria Geral do Direito da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, nos cursos de graduação e no programa de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em Direito Político e Econômico. Professor da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP).
Foi professor visitante do Centro de Estudos Latino-Americanos e Caribenhos da Universidade de Duke, onde lecionou as disciplinas “Vidas Negras Importam: EUA/Brasil” e “Raça e Direito na América Latina”. Diretor do Instituto Luiz Gama e advogado.
Silvio Almeida

Thiago Nicodemo
Thiago Nicodemo é coordenador do Arquivo Público do Estado de São Paulo, presidente da Comissão Estadual de Acesso à Informação (CEAI), professor de Teoria da História da UNICAMP e responsável pelo Centro de Humanidades Digitais do IFCH-UNICAMP (https://www.chd.ifch.unicamp.br). Formado em História pela Universidade de São Paulo e em Direito pela PUC-SP (ambos em 2002), é mestre e doutor em História Social pela USP e duas vezes pós-doutor pelo Instituto de Estudos Brasileiros da USP, ambas com apoios FAPESP. Possui experiência internacional como pesquisador/professor na Freie Universität Berlin (entre 2017-2020, como bolsista Alexander von Humboldt Stiftung na modalidade de “pesquisador experiente”), na Adam Mickiewicz University, Poznań, Polônia (2019), na Stony Brook University (2015), na Oliveira Lima Library/The Catholic University of America (2014), na Universidade do Texas em Austin (2009-2010) e na Universidade de Bologna (2007). Autor dos livros “Urdidura do Vivido” (EDUSP, 2008), “Alegoria Moderna” (UNIFESP, 2014) e de “Uma Introdução à Historiografia Brasileira, 1870-1970” (2018, FGV, com Pedro A. C. dos Santos e Mateus Pereira).
Thiago Nicodemo
O que você vai aprender no CURSO
12 Intérpretes do Brasil
Aula 1
José Bonifácio
Tópicos: I. A trajetória de José Bonifácio. II. Seu papel nas lutas de Independência e as ideias mais importantes sustentadas por ele em seu projeto de nação.
Júlio César Vellozo
Aula 2
André Rebouças
Tópicos: I. A trajetória de André Rebouças. II. Seu papel na campanha abolicionista e que ideias professou como líder do movimento. III. Seu projeto político e econômico para o Brasil.
Júlio César Vellozo
Aula 3
Oliveira Vianna
Tópicos: I. Vida, carreira e obra de Oliveira Vianna. II. Do pecado eugenista à legislação trabalhista. III. Crítica ao liberalismo e ao idealismo da Constituição de 1891. IV. Bases sociais e pressupostos culturais da democracia e da nação. V. A democratização pelo alto.
João Quartim de Moraes
Aula 4
Sérgio Buarque de Holanda
Tópicos: I. A trajetória de Sérgio Buarque de Holanda. II. As ideias fundamentais de Raízes do Brasil. III. Outros aspectos importantes do pensamento do autor.
Thiago Nicodemo
Aula 5
Gilberto Freyre
Tópicos: I. Gilberto Freyre e o culturalismo norte-americano. II. As ideias fundamentais de Casa Grande & Senzala. III. Recepção e crítica das ideias freyrianas.
Silvio Luiz de Almeida
Aula 6
Caio Prado Júnior
Tópicos: I. Trajetória de Caio Prado Júnior. II. As ideias fundamentais da obra Formação do Brasil Contemporâneo. III. O legado de Caio Prado Júnior para o pensamento brasileiro.
Paulo Iumatti
Aula 7
Florestan Fernandes
Tópicos: I. A trajetória de Florestan Fernandes. II. A formação da “Escola de Sociologia Paulista” e as pesquisas feitas e orientadas por Florestan. III. A integração do negro na sociedade de classes. IV. A revolução burguesa no Brasil.
Marcio Farias
Aula 8
Maria Sylvia de Carvalho Franco
Tópicos: I. A trajetória de Maria Sylvia de Carvalho Franco. II. A noção de modernidade e o lugar do Brasil nela. III. As ideias fundamentais da obra Homens Livres na Ordem Escravocrata.
Júlio César Vellozo
Aula 9
Paula Beiguelman
Tópicos: I. A trajetória de Paula Beiguelman. II. Capitalismo, escravidão e situação colonial na visão de Paula Beiguelman. III. As ideias mais importantes de A formação do povo no complexo cafeeiro.
Juliana Faleiros
Aula 10
Guerreiro Ramos
Tópicos: I. A trajetória de Guerreiro Ramos. II. Guerreiro Ramos e o ISEB. III. O que é a redução sociológica? IV. O caminho proposto por Guerreiro Ramos para que o Brasil superasse a condição colonial.
Muryatan Barbosa
Aula 11
Lélia Gonzalez
Tópicos: I. A trajetória de Lélia Gonzalez. II. O feminismo negro. III. O feminismo latino-americano. IV. Racismo e sexismo na cultura brasileira.
Rosane Borges
Aula 12
Celso Furtado
Tópicos: I. Trajetória de Celso Furtado. II. Celso Furtado e a sua visão sobre a dependência. III. As raízes do subdesenvolvimento e como superá-lo.
Juliane Furno
Depoimentos
No final do ano passado (2020) me inscrevi no curso “A reinvenção do Direito Administrativo”. Destaco minha enorme satisfação com a qualidade do produto apresentado! Aulas brilhantes e plataforma fácil de manusear. Pretendo, inclusive, realizar outro curso oferecido por vocês
Pedro Dadalto
Aluno KOPE
Profundamente agradecida às professoras e professores pelas exposições e materiais generosamente elaborados e disponibilizados, inclusive as bibliografias certeiras. O mesmo sentimento em relação ao IREE pelos materiais complementares e aulas bônus (fantásticas). Um abraço a todas e todos e até uma próxima!
Marcia Bernardes
Aluna KOPE
Estou estudando Mestrado em Sociologia Política no IUPERJ (Rio de Janeiro), e acabei de concluir este curso de Introdução à Política pelo IREE. Foi a decisão mais acertada. Não foi apenas um complemento, foi quase uma especialização dentro do mestrado. O Curso de Introdução à Política é de altíssima qualidade, com professores de nível invejável. Obrigado. Se compararmos preço versus qualidade, este curso é de graça.
Washington C. S. Silva
Aluno KOPE
Senhores coordenadores, meu sincero agradecimento pelo excelente curso. Este foi um dos melhores presentes que pude me dar nos últimos tempo. Os professores foram primorosos. Trataram com maestria assuntos sérios, amplos e profundos. Meu crescimento foi enorme. Muitíssimo grata.
Magaly F. Mendes
Aluna KOPE
Fiquei muito satisfeita com o curso, excelente material e professores. Parabéns IREE por oferecer um curso tão diferente, que possibilita refletirmos sobre nossa existência neste mundo e sobre sermos mais solidários e generosos entre nós. Gostaria de registrar também que as aulas bônus foram incríveis! Quero estudar mais, para me tornar uma cidadã melhor.
Gabriele Bezerra Cruz
Aluna KOPE
Inscrição
Tenha acesso ao catálogo de cursos exclusivos do KOPE com mais de 400 horas de conteúdo para assistir online, em qualquer lugar, a partir de 35 reais* por mês. Sem taxas de cancelamento, você encerra sua assinatura quando quiser.
Trimestral
3 X de R$43,60
POR MÊS
Ou R$130,80 à vista no boleto
Semestral
6 X de R$ 40,00
POR MÊS
Ou R$240,00 à vista no boleto
Anual
12 X de R$ 35,00
POR MÊS
Ou R$420 à vista no boleto
*O cancelamento gera apenas a não renovação automática do plano contratado.
Em caso de parcelamento, a cobrança será realizada até o término da assinatura escolhida.
Perguntas e respostas
Qual a carga horária?
As aulas são ao vivo ou ficarão disponíveis para que cada aluno assista de acordo com a sua disponibilidade?
As aulas são gravadas e começarão a ser disponibilizadas aos alunos a partir de janeiro de 2022.