

Processo Penal Contemporâneo
A partir dos conceitos teóricos fundamentais baseados na aplicação prática do Direito Penal, o curso aborda o conjunto de princípios e normas que regulam a aplicação da lei, e explica, por exemplo, como se julga um crime.
Seu objetivo é fornecer as informações mais recentes em termos de legislação e jurisprudência, com o intuito de preparar os profissionais do Direito para a atuação em casos práticos.
O curso é voltado a todas e todos que têm interesse no tema, bem como a profissionais de áreas como Direito, Filosofia, Psicologia, Sociologia, História, Criminologia e Vitimologia.
Para quem é o curso
Para quem quer compreender o sistema judiciário como controle social da violência
Para quem quer entender as bases das decisões judiciais
Para quem quer conhecer uma visão atual do tribunal do júri
Para quem quer descobrir novas perspectivas sobre a política criminal e o sistema carcerário


Inscreva-se
E receba o link para a
Aula gratuita
Caso não receba o email em 5 minutos, verifique sua caixa de spam.
Por que participar do curso
Para descobrir as interconexões entre o Processo Penal e outras disciplinas
Para saber mais sobre as dinâmicas por trás do sistema penal contemporâneo
Para refletir sobre as implicações éticas e sociais das decisões judiciais
Para conhecer o papel da pessoa jurídica no sistema penal e suas implicações
O que mais você vai encontrar no curso
Acesso a um corpo docente com renomados professores e professoras da área do Direito com vasta experiência nos temas tratados
Mais de 32 horas de conteúdo
Slides apresentados nas aulas
Coordenador

Oswaldo Henrique Duek Marques
Mestre, Doutor e Livre-docente em Direito Penal pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Doutor em Psicologia Clínica (Núcleo de Método Psicanalítico e Formação de Cultura) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor Titular em Direito Penal da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Líder do Grupo de Pesquisa Criminologia e Vitimologia da Faculdade de Direito e do Programa de Pós-Graduação em Direito da Pontifícia Universidade de São Paulo Católica. Coordenador do Núcleo de Direito Penal da Pós-Graduação stricto sensu em Direito da PUC-SP (mestrado e doutorado). Diretor do Departamento Direito em Saúde da Escola Paulista de Ciências Médicas (EPCM). Coordenador da Revista Direito & Medicina, da Editora RT-Thomson Reuters. Procurador de Justiça Aposentado do Ministério Público do Estado de São Paulo. Inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil – São Paulo. Associado Efetivo do Instituto dos Advogados de São Paulo – IASP. Consultor e Parecerista Jurídico.
Livros Recentes:
DUEK MARQUES, Oswaldo Henrique. Fundamentos da Pena. 3. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2016.
DUEK MARQUES, Oswaldo Henrique. Contribuições para a Compreensão do Nazismo: A Psicanálise e Erich Fromm. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2016.
Artigos (entre os publicados em 2019 e 2020):
DUEK MARQUES, Oswaldo Henrique e FULLER, Paulo Henrique Aranda. Lavagem de Capitais: dos indícios e da prova a infração penal antecedente. Revista dos Tribunais, ano 108, v. 1004, junho/2019.
DUEK MARQUES, Oswaldo Henrique e JANOTI, Cesar Luiz de Oliveira. Contributos à Compreensão dos Direitos à Informação e ao Consentimento Informado. Revista dos Tribunais, ano 109, v. 1018, agosto/2020.
DUEK MARQUES, Oswaldo Henrique e JUNQUEIRA, Gustavo Octaviano Diniz. In: Coleção 80 Anos do Código Penal. Parte Geral. Coordenação Miguel Reale Júnior e Maria Thereza de Assis Moura. vol. 1. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2020.
DUEK MARQUES, Oswaldo Henrique e ROCHA, Silvio Luís Ferreira da. Acordo de Não Persecução Penal e suas Repercussões no Âmbito Administrativo. Revista Magister de Direito Penal e Processual Penal. Porto Alegre: LexMagister, vol. 95, abril/maio 2020.
DUEK MARQUES, Oswaldo Henrique e FULLER, Paulo Henrique Aranda. O Alcance da Hediondez no Crime de Extorsão. Revista Magister de Direito Penal e Processual Penal. Porto Alegre: LexMagister, vol. 96, junho/julho 2020.
Oswaldo Henrique Duek Marques
SUPERVISORES CIENTÍFICOS

Walfrido Warde
Walfrido Warde é Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, bacharel em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, Master of Laws pela Universidade de Nova York.
Doutor em Direito pela Universidade de São Paulo, quatro vezes pesquisador bolsista no Max-Planck-Institut für ausländisches und internationales Privatrecht, autor de dezenas de livros e artigos e autor do best seller “O espetáculo da corrupção”. Presidente do IREE.
Walfrido Warde

Rafael Valim
Rafael Valim é Doutor e mestre em Direito Administrativo pela PUC-SP, onde lecionou de 2015 a 2018, atualmente é professor visitante na University of Manchester (Inglaterra), na Université Le Havre Normandie (França), na Universidad Panamericana (México) e na Universidad de Comahue (Argentina). É Diretor Cultural do IREE, membro do Instituto Internacional de Derecho Administrativo, do Foro Iberoamericano de Derecho Administrativo e do Instituto Brasileiro de Direito Administrativo. Advogado e parecerista.
Rafael Valim
Professores

Alberto Zacharias Toron
Professor de Direito Processual Penal da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Mestre e Doutor em Direito Penal pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-graduado em Direito Penal Econômico e Europeu pela Universidade de Coimbra (Portugal) em conjunto com o IBCCrim. Especialista em Direito Constitucional pela Universidade de Salamanca (Espanha). Secretário-Geral Adjunto do Conselho Federal da OAB (2007-2009). Ex-Presidente da Comissão Nacional de Prerrogativas do Conselho Federal da OAB (2007-2009). Juiz Suplente do TRE-SP no biênio 2014- 2016. Ex-Professor de Direito Penal da PUC/SP. Ex-Presidente da 2ª Câmara do Conselho Federal da OAB. Ex-Presidente do Conselho Estadual de Entorpecentes (CONEN/SP – 1995/1996). Ex-Presidente do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM – 1995/1996). Membro da Comissão das Prerrogativas da OAB/SP (1983 a 2009). Membro do Conselho Diretivo da Revista Brasileira de Ciências Criminais – desde 1992. Membro da Sociedade Brasileira de Vitimologia. Autor do livro “Crimes Hediondos – O mito da repressão penal” (São Paulo, ed. Revista dos Tribunais, 1996). Autor do livro “Inviolabilidade Penal dos Vereadores” (São Paulo, ed. Saraiva, 2004). Autor do livro “Prerrogativas Profissionais do Advogado” em coautoria com Alexandra Lebelson Szafir (São Paulo, ed. Atlas, 2010). Autor do livro “Habeas Corpus: controle do devido processo legal: questões controvertidas e de processamento do writ” (São Paulo, Editora Revista dos Tribunais, 2017). Autor de vários artigos publicados em Revistas especializadas e Jornais. Ex Membro do Conselho Nacional Antidrogas – CONAD.
Alberto Zacharias Toron

Antônio Magalhães Gomes Filho
Professor Titular sênior de Processo Penal na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), onde leciona no curso de pós-graduação e também exerceu, de 2010 a 2014, a função de diretor. Advogado e consultor jurídico. Foi membro do Ministério Público de São Paulo, aposentando-se como Procurador de Justiça. Participou de inúmeros eventos científicos nacionais e internacionais, apresentando relatórios gerais nos dois últimos congressos da International Association of Procedural Law (Salvador, Bahia, 2007, e Heidelberg, Alemanha, 2011). Integrou diversas comissões de reforma legislativa, especialmente dos trabalhos de elaboração dos anteprojetos que resultaram nas Leis 11.689, 11.690 e 11.719, de 2008, e 12.403, de 2011. Membro da Comissão constituída pelo Senado Federal, para elaboração do novo Código de Processo Penal (Projeto n.156/2009). Dentre suas publicações, destacam-se: “Presunção de inocência e prisão cautelar” (São Paulo, Saraiva, 1991); “Direito à prova no processo penal” (São Paulo, RT, 1995); “As nulidades no processo penal” (em coautoria – 12ª ed., São Paulo, RT, 2011); “Recursos no processo penal” (em coautoria – 7ª ed., São Paulo, RT, 2011); “Medidas cautelares no processo penal: prisão e suas alternativas” (em coautoria – São Paulo, RT, 2011); “A motivação das decisões penais” (2ª ed., São Paulo, RT, 2013); “Código de Processo Penal Comentado” (org., 3ª ed., RT, 2020).
Antônio Magalhães Gomes Filho

Antônio Suxberger
É Doutor em Direito pela Universidade Pablo de Olavide (Sevilha, Espanha), onde também cursou o Máster em “Derechos Humanos, Interculturalidad y Desarrollo” e atualmente figura como “Investigador Asociado” do Programa de Doutorado em Ciências Jurídicas e Políticas. Mestre em Direito pela Universidade de Brasília. É professor titular do programa de Mestrado e Doutorado em Direito do UniCEUB (CAPES 5) e dos cursos de especialização da FESMPDFT e ESMPU. É promotor de justiça no Distrito Federal. Autor dos livros “Acordo de não persecução penal: o exercício da ação penal e a questão prisional como problema público” (Fundação Escola, 2019), “Ministério Público e Política Criminal” (Ed. Juruá, 2010), “Legitimidade da intervenção penal” (Lumen Juris, 2006) e de diversos artigos publicados em periódicos brasileiros e estrangeiros. Desenvolve estudos nos temas de Políticas Públicas, Sistema de Justiça Criminal, Direito Processual Penal.
Antônio Suxberger

Carlos Kauffmann
Advogado criminalista, Mestre em Processo Penal pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), professor de Processo Penal na PUC/SP, conselheiro seccional da “Ordem dos Advogados do Brasil” (OAB/SP) e Presidente do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/SP
Carlos Kauffmann

Cesar Janoti
É graduado em Direito pela Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), especialista em Direito e Processo Penal pela Universidade Cândido Mendes e mestrando em Ciências Jurídicas pela Universidade Autônoma de Lisboa. É professor de Direito Penal, Processo Penal e Hermenêutica Jurídica nos cursos de graduação e pós-graduação em Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, da Universidade Paulista, da Escola Superior de Advocacia da Seccional de Mogi das Cruzes/SP da Ordem dos Advogados do Brasil e da Escola Paulista de Ciências Médicas. É pesquisador do grupo de pesquisa de Criminologia e Vitimologia da PUC/SP. É membro do Comitê de Ética em Pesquisa da Escola Paulista de Ciências Médicas. É autor de inúmeros artigos publicados em reconhecidas revistas jurídicas. Foi Assessor Jurídico de Ministro do Supremo Tribunal Federal e integrante da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA). Atualmente é Advogado e Secretário Parlamentar da Câmara dos Deputados.
Cesar Janoti

Claudio José Langroiva Pereira
Graduado em Direito, é Mestre e Doutor em Direito Penal e Processual Penal pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), onde é professor dos cursos de graduação, especialização, mestrado e doutorado. É Vice-coordenador do Núcleo de Pesquisa em Direito Processual Penal do Programa de Pós Graduação, Líder do Grupo de Pesquisa “Políticas Públicas de Segurança e Direitos Humanos”, Coordenador do Curso de Extensão em Psicologia Judiciária. É membro do Núcleo Fé e Cultura da PUC/SP. Dentre diversas publicações estão as obras “Princípio da Oportunidade e Justiça Penal Negociada” e “Proteção jurídico-penal e direitos universais: tipo, tipicidade e bem jurídico universal”. Integra o Conselho Consultivo do “The Brazil-United States Legal e Judicial Studies Program”, da American University Whashington College of Law, em Washington – EUA. É Professor do Curso de Pós-Graduação da Escola Superior de Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo, onde foi Coordenador de Curso de Especialização da Subseção de Mogi das Cruzes. É Professor convidado do Curso de Pós-Graduação da Escola Paulista da Magistratura e do Curso de Pós-Graduação da Escola Superior do Ministério Público do Estado de São Paulo. Foi Presidente da Comissão de Direito Processual Penal da Subsecção do Jabaquara da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo. Integrou as Comissões de Criminal Compliance e de Política Criminal e Penitenciária da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo. Atua como Advogado.
Claudio José Langroiva Pereira

Édson Luís Baldan
Pós-doutor em Direitos Humanos e Democracia pela Universidade de Coimbra, Portugal. Pós-Graduado em Criminologia pela Universidade de Leicester, Inglaterra, e em Direito Penal pela Universidade de Salamanca, Espanha. Especialista em Direito Constitucional pela Universidade de Pisa, Itália, em Direito Internacional pela Universidade Castilla la Mancha, Espanha, e em Direito Penal pela Escola Superior do Ministério Público de SP. Professor doutor de Direito Penal e Criminologia nos cursos de graduação e pós-graduação “lato-sensu” da PUC/SP. Professor de Criminologia na Academia da Polícia Civil de São Paulo e da Academia Nacional da Polícia Federal em Brasília. Coautor do projeto do Provimento CFOAB 188/2018 que instituiu a investigação criminal defensiva no Brasil. Membro da Sociedade Britânica de Criminologia e pesquisador livre do Instituto de Criminologia da Universidade de Cambridge, Inglaterra. Autor de escritos nas áreas criminológica e jurídica como os livros Fundamentos do Direito Penal Econômico e Tipo penal, Linguagem e Discurso. Consultor convidado perante o Alto Comissariado em Direitos Humanos da ONU, Nova Iorque e Genebra, no tema prevenção à tortura policial.
Édson Luís Baldan

Eloisa de Sousa Arruda
Professora de Direito Processual Penal e de Justiça Penal Internacional na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) desde 1989. Na mesma universidade, concluiu seu bacharelado, mestrado e doutorado. Cursou especialização em Investigação e Provas no Processo Penal e Justiça Constitucional e Direitos Humanos na Universidad de Castilla y La Mancha – Espanha, e concluiu o Curso de Ciências Criminais e Dogmática Penal Alemã na Georg-August Universität Göttingen- Alemanha. É Membro da Comunidade de Juristas da Língua Portuguesa (CJLP). Coordenadora e co-autora do livro 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, publicado pela Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, entre outros. Desenvolve pesquisas sobre Direito Penal e Processual Penal, Justiça PenalInternacional e Direitos Humanos.
Eloisa de Sousa Arruda

Eugênio Pacelli de Oliveira
É Mestre e Doutor em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais. Ex-Procurador do Estado de Minas Gerais. Ex-Procurador Regional da República no Distrito Federal. Relator-Geral da Comissão de Juristas instituída no Senado Federal para a elaboração de Anteprojeto do Novo Código de Processo Penal – PLS 106 e atual PL 8045/11, na Câmara dos Deputados. Autor de diversas obras jurídicas. Advogado.
Eugênio Pacelli de Oliveira

Euro Bento Maciel Filho
Mestre em Direito Penal, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Professor Universitário. Advogado criminalista. Sócio do escritório Euro Filho e Tyles – Sociedade de Advogados
Euro Bento Maciel Filho

Fauzi Hassan Choukr
É graduado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP, 1988), possui mestrado e doutorado em Direito pela mesma Universidade (1994 e 1999) e pós-doutorado em Democracia e Direitos Humanos pela Universidade de Coimbra (2013). É coordenador do PPGD da FACAMP – Faculdades de Campinas. É presidente do Instituto Brasileiro de Direito Processual. Autor de livros como “Processo Penal de Emergência ” e “Iniciação ao Processo Penal”, este último publicado pela Editora Tirant. Desenvolve pesquisas sobre processo penal comparado e direitos humanos.
Fauzi Hassan Choukr

Flávio Mirza
Estudou no Colégio de São Bento (1º e 2º graus). Possui graduação em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1999), mestrado (2002) e doutorado em Direito (2007), pela UGF, e pós-doutorado (Universidade de Coimbra). Atualmente, leciona na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, na qualidade de professor adjunto, na graduação, mestrado e doutorado em Direito e na Universidade Católica de Petrópolis, graduação e mestrado. É advogado criminalista e autor de vários livros, tais como, “Prova Pericial – Em busca de um novo paradigma”; “Crise no processo penal contemporâneo: escritos em homenagem aos 30 anos da Constituição de 1988, dentre outros”.
Flávio Mirza

Guilherme Madeira Dezem
É graduado em Direito e possui mestrado e doutorado pela Universidade de São Paulo (USP). É Professor do Curso de Graduação da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Autor de livros como “Curso de Processo Penal” pela Editora Revista dos Tribunais, atualmente na 6 Edição.
Guilherme Madeira Dezem

Gustavo Badaró
É Professor Titular de Direito Processual Penal da USP. Livre-Docente, Doutor e Mestre em Direito Processual Penal pela USP. Advogado Criminalista e Consultor Jurídico – Conselheiro Federal da OAB/SP
Gustavo Badaró

Gustavo Octaviano Diniz Junqueira
Possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1996) e mestrado (2003) e doutorado (2009) em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Pós-graduado em Direito Penal pela Universidade de Salamanca e Pós-Doutorado em Direitos Humanos pela Universidade de Coimbra. Atualmente é professor de Direito Penal da graduação e da pós-graduação em sentido estrito da PUC-SP e do Curso Damásio. Professor convidado de cursos de pós-graduação “lato sensu” no COGEAE (PUCSP), na Escola Paulista da Magistratura, na Escola Superior do Ministério Público de São Paulo, na Escola Paulista de Direito e na Unitoledo. Defensor Público, foi Diretor da Escola da Defensoria Pública de São Paulo. Autor de livros como “Manual de Direito Penal” e “Lei Anticrime”, publicados pela Editora Saraiva.
Gustavo Octaviano Diniz Junqueira

Ivan Santiago
É advogado formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) no ano de 1996, mestre em Ciências Criminais pela Universidade Candido Mendes (UCAM) e professor, desde 1999, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), onde leciona Direito Penal, Direito Penal Econômico e Processo Penal na graduação, tendo ainda coordenado alguns cursos de pós-graduação no âmbito das Ciências Criminais. Membro do Instituto dos Advogados Brasileiros e integrante da Comissão Permanente de Direito Penal do IAB, associado do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais. Autor do livro “Responsabilidade Penal da Pessoa Jurídica na Lei dos Crimes Ambientais”, publicado pela editora Lumen Juris, e de diversos artigos jurídicos. Sócio fundador do escritório Santiago e Pimentel – advogados, com sede no Rio de Janeiro e atuação na área de Direito Penal e Direito Penal Empresarial.
Ivan Santiago

Jacinto Nelson de Miranda Coutinho
Professor Titular de Direito Processual Penal da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná (aposentado). Professor do Programa de Pós-graduação em Ciências Criminais da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professor do Programa de Pós-graduação em Direito da Faculdade Damas, Recife. Professor do Programa de Pós-graduação em Direito da UNIVEL, Cascavel. Especialista em Filosofia do Direito (PUCPR), Mestre (UFPR); Doutor (Università degli Studi di Roma “La Sapienza”). Presidente de Honra do Observatório da Mentalidade Inquisitória. Advogado. Membro da Comissão de Juristas do Senado Federal que elaborou o Anteprojeto de Reforma Global do CPP, hoje Projeto 156/2009-PLS.
Jacinto Nelson de Miranda Coutinho

Jaques de Camargo Penteado
Consultor e advogado. Mestre e doutor pela USP e procurador de Justiça aposentado (MP/SP). Autor de “Acusação, defesa e julgamento” (Millennium), “Duplo Grau de Jurisdição – Garantismo e Efetividade” (Revista dos Tribunais), “A Família e a Justiça Penal” (Revista dos Tribunais), e diversas obras em coautoria e dezenas de artigos publicados. As principais linhas de pesquisa são o bem comum, o sistema acusatório, o garantismo e a efetividade do processo penal.
Jaques de Camargo Penteado

João Daniel Rassi
É Mestre e Doutor em Direito Penal pela Universidade de São Paulo (USP). É advogado e membro do Instituto dos Advogados de São Paulo.
João Daniel Rassi

João Mestieri
Professor Associado da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Professor Titular da Universidade Cândido Mendes. Doutor em Direito, PUC-RJ. Fellow da Yale University, USA. LLM, Yale Law School, USA. Titular da Cadeira 16 da Academia Brasileira de Letras Jurídicas. Comendador da Ordem de Santo Antônio de Sá Medalha do Mérito da Justiça Criminal, TARJ. Medalha do Mérito da Justiça Eleitoral, TRE-RJ. Medalha do Mérito Pontes de Miranda, ABLJ. Medalha do Mérito Padre Antônio Vieira, SJ. Presidente Honorário do Instituto de Proteção das Garantias Individuais.
João Mestieri

Luciano Santoro
É graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), possui mestrado e doutorado em direito penal pela mesma Universidade. É especialista em direito penal e processo penal pela Escola Superior do Ministério Público e pós-graduado em direito penal econômico e europeu pela Universidade de Coimbra. É advogado e professor universitário e de cursos de pós-graduação em diversas instituições renomadas de ensino. É conselheiro do Conselho Curador da Escola Superior de Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo e do Conselho Consultivo da Ouvidoria-Geral da Defensoria Pública de São Paulo. Autor de livros como “Morte Digna” (ed. Juruá) e “Justiça Penal” (ed. Amazon).
Luciano Santoro

Marco Antônio Marques da Silva
Sócio consultor do Warde Advogados, especialista em Direito Penal Empresarial. Magistrado de carreira no Tribunal de Justiça de São Paulo entre 1983 e 2019, com assento como Desembargador na 6ª Câmara Criminal. Também atuou como Juiz convocado no Tribunal Superior Eleitoral e no Tribunal de Alçada Criminal de São Paulo (TACRIM – SP). Foi Juiz de Direito Titular da 3ª Vara Criminal Central da Comarca de São Paulo. Na área acadêmica, é Professor Titular (Mestre, Doutor e Livre-Docente) em Direito Processual Penal da Faculdade de Direito da PUC-SP; Professor Visitante da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e Professor Catedrático da Universidade Europeia (Lisboa/Portugal). Pós-Doutor em Direito Penal Econômico pela Universidade de Coimbra (Portugal). Além disso, é Conselheiro do Conselho Nacional de Educação – Câmara de Educação Superior; Conselheiro da Câmara de Comércio Portuguesa em São Paulo, Presidente da Academia Brasileira de Direito Criminal, Diretor Cultural da Casa de Portugal em São Paulo, Coordenador do Núcleo de Pesquisa em Direito Processual Penal (Mestrado e Doutorado) da PUC-SP, Conselheiro e Sócio-Colaborador do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP) e Membro do Centro de Investigação Jurídica do Ciberespaço da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.
Marco Antônio Marques da Silva

Maria Elizabeth Queijo
É graduada em Direito e Mestre e Doutora em Processo Penal pela Universidade de São Paulo (USP). É Professora de Direito Penal na FIG-UNIMESP. Ministra aulas de Direito Penal e de Direito Processual Penal no Curso de Pós-Graduação “Lato Sensu” da Escola Superior da Advocacia. Ministra aulas em Cursos do IBCCRIM. É conselheira do IASP. Autora de diversos livros e artigos, destacando-se “O direito de não produzir prova contra si mesmo” (Editora Saraiva), “Da revisão criminal (As condições da ação)” (Malheiros Editores) e “Estudos em Processo Penal” (Siciliano Jurídico). Dedica-se a pesquisas sobre temas de Processo Penal Constitucional e Reformas Processuais.
Maria Elizabeth Queijo

Mariângela Gama de Magalhães Gomes
É Mestre, Doutora e Livre-Docente em Direito Penal pela Faculdade de Direito da USP, onde é Professora Associada de Direito Penal. Foi Presidente do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM) no biênio 2013/2014, Vice-Presidente do Grupo Brasileiro da Associação Internacional de Direito Penal (AIDP) no período 2015/2019. Autora dos livros “O princípio da proporcionalidade no direito penal” (RT, 2003), “Direito penal e interpretação jurisprudencial: do princípio da legalidade às súmulas vinculantes” (Atlas, 2008), “Teoria geral da parte especial do direito penal” (Atlas, 2014); “Direito penal e direitos humanos: análise crítica da jurisprudência punitivista da Corte Interamericana de Direitos Humanos” (D’Plácido, 2018), além de artigos em livros e periódicos.
Mariângela Gama de Magalhães Gomes

Oswaldo Henrique Duek Marques
Mestre, Doutor e Livre-docente em Direito Penal pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Doutor em Psicologia Clínica (Núcleo de Método Psicanalítico e Formação de Cultura) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor Titular em Direito Penal da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Líder do Grupo de Pesquisa Criminologia e Vitimologia da Faculdade de Direito e do Programa de Pós-Graduação em Direito da Pontifícia Universidade de São Paulo Católica. Coordenador do Núcleo de Direito Penal da Pós-Graduação stricto sensu em Direito da PUC-SP (mestrado e doutorado). Diretor do Departamento Direito em Saúde da Escola Paulista de Ciências Médicas (EPCM). Coordenador da Revista Direito & Medicina, da Editora RT-Thomson Reuters. Procurador de Justiça Aposentado do Ministério Público do Estado de São Paulo. Inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil – São Paulo. Associado Efetivo do Instituto dos Advogados de São Paulo – IASP. Consultor e Parecerista Jurídico.
Oswaldo Henrique Duek Marques

Oswaldo Giacoia Junior
É Professor Titular do Departamento de Filosofia da Unicamp. Professor do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCPR. Graduado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1976), em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Doutor em Filosofia pela Freie Universität Berlin. Pós doutorado pela Freie Universität Berlin, Viena e Lecce. Pesquisador 1 B do CNPq. Sua pesquisa concentra-se na área de Filosofia Moderna e Contemporânea, com ênfase em História da Filosofia, Ética e Filosofia do Direito, ocupando-se de temas como: teoria da cultura, ética pura e aplicada, filosofia do direito, filosofia social, política e da história, filosofia clássica francesa e alemã, especialmente com as obras de Augusto Comte, Arthur Schopenhauer e Friedrich Nietzsche. Autor de livros como Heidegger Urgente (Três Estrelas). Nietzsche: O Humano entre a Memória e a Promessa (Vozes) e Agamben. Para uma Ética da Vergonha e do Resto (N-1).
Oswaldo Giacoia Junior

Paulo Amador
É graduado em Direito Penal pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU/ SP), possui Mestrado e Doutorado em Direito Penal pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) é especialista em Direito Penal Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/SP) e em Direito Penal Econômico pela Universidade de Coimbra.
É Professor de Direito Penal (Concursado) na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e foi Professor Titular de Direito Penal na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP/SP). É autor dos livros “Direito Penal – Parte Geral” e “ Crimes na Lei do Parcelamento do Solo Urbano” .
Paulo Amador

Paulo Henrique Aranda Fuller
Doutorando e Mestre em Direito Penal pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), onde ainda obteve a sua graduação em Direito. Atuou como Juiz de Direito (2005-2014), exercendo atualmente a advocacia criminal. Leciona as disciplinas de Direito Processual Penal e Legislação Especial no Damásio Educacional, bem como em pós-graduações. Possui diversas publicações em revistas especializadas, sendo a sua obra mais recente a “Lei Anticrime comentada”, publicada pela Editora Saraiva.
Paulo Henrique Aranda Fuller

Raecler Baldresca
É Juíza Federal desde 1999 e Professora na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP desde 2000, onde leciona Direito Processual Penal, Legislação de Drogas e de Crime Organizado. Também é Professora no curso de Especialização promovido pela Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão da PUC/SP (COGEAE). Possui Mestrado em Direito das Relações Sociais e Doutorado em Direito Processual Penal, tendo obtido ambos os títulos pela PUC/SP. Autora de diversos artigos publicados, especialmente sobre a atividade probatória e a criminalidade transindividual, recentemente foi coautora de uma nota técnica sobre a realização de atos processuais à distância na esfera criminal durante a pandemia de Covid-19, publicada pelo Centro Local de Inteligência da Justiça Federal de São Paulo (NI CLISP 14/2020). Atualmente é Juíza Federal Titular da 3ª Vara Criminal Federal de São Paulo, coordenadora da CORAGEB – Comissão Regional de Aprimoramento da Gestão de Bens Apreendidos do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, e auxiliar da Presidência deste Tribunal.
Raecler Baldresca

Roberto Ferreira Archanjo da Silva
É especialista em Direito Processual Penal pela Escola Paulista da Magistratura (1ª Turma do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu), Doutor e Mestre em Direito Processual Penal pela PUC-SP, Professor concursado de Direito Processual Penal e de Prática Jurídica Penal da PUC-SP, Professor Titular de Direito Penal III da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, onde foi eleito para o biênio 2020-2021 como Coordenador do Departamento de Direito Penal e de Direito Processual Penal e, ainda idealizou, implantou e Coordena o Programa de Iniciação Científica da referida Faculdade. Por fim, é advogado na área penal empresarial.
Roberto Ferreira Archanjo da Silva

Rogério Schietti Machado Cruz
Bacharel pelo Ceub (1983), Doutor e Mestre, em Direito Processual, pela USP (Largo de São Francisco); Promotor de Justiça (1987-2003); Procurador de Justiça (2003-2013); Procurador-Geral de Justiça (2004-2006) do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios; Conselheiro do Conselho Superior do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios; Coordenador da 1º Câmara de Coordenação e Revisão da Ordem Jurídica Criminal do MPDFT (2011-2013); Ministro do Superior Tribunal de Justiça (desde 2013); Professor de Direito Processual do curso de Mestrado da UniNove. Professor de Direito Penal e Processual na Pós-Graduação do Damásio Educacional. Autor de dezenas de artigos e livros jurídicos, com destaque para: Processo penal pensado e aplicado – Brasília Jurídica – 2004, A Proibição de Dupla Persecução Penal – Lumen Juris – 2008, Garantias Processuais nos recursos criminais – Atlas – 2013 (2ª edição), Prisão cautelar: dramas, princípios e alternativas – Juspodivm – 2020 (5ª edição).; Palestrante em diversos Congressos, Seminários e Eventos Acadêmicos.
Rogério Schietti Machado Cruz

Walter Nunes da Silva Júnior
Mestre em Direito Público pela Universidade Federal de Pernambuco (1999) e Doutor em Direito Constitucional, com área de concentração em processo penal, pela Universidade Federal de Pernambuco (2006). Foi Promotor de Justiça; Juiz de Direito; Procurador da República; Presidente da Associação dos Juízes Federais, Conselheiro do Conselho Nacional de Justiça; Conselheiro da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados; e Conselheiro do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária. É Juiz Titular da 2ª Vara Federal – Seção Judiciária do Rio Grande do Norte; Juiz Corregedor da Penitenciária Federal em Mossoró/RN; Professor associado da Graduação e da Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Membro da Academia de Letras Jurídicas do Rio Grande do Norte; Membro da Comissão de Segurança Permanente no âmbito da 5ª Região; Coordenador do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário no âmbito do Tribunal Regional Federal da 5ª. Região; Membro da Comissão para Elaboração do Plano Nacional de Política Criminal e Penitenciária do Ministério da Justiça e Segurança Pública – PNPCP. Membro do Conselho Editorial da Revista Brasileira de Execução Penal. Coordenador-Geral do Fórum Permanente do Sistema Penitenciário Federal; Coordenador dos Projetos de Pesquisa no âmbito da UFRN intitulados “Criminalidade violenta e diretrizes para uma política de segurança pública no Estado do Rio Grande do Norte” e O direito criminal como corpo normativo construtivo do sistema de proteção dos direitos e garantias fundamentais, nas perspectivas subjetiva e objetiva”; e Coordenador do Projeto de Extensão “Política e pesquisa do sistema criminal”, também no âmbito da UFRN. Autor dos livros: Curso de direito processual penal: teoria (constitucional) do processo penal. 2 ed. Natal: OWL Editora, 2015. Execução penal no sistema penitenciário federal. Natal: OWL, 2020. Reforma tópica do processo penal: inovações aos procedimentos ordinário e sumário, com o novo regime das provas, principais modificações do júri e as medidas cautelares pessoais (prisão e medidas diversas da prisão). 3 ed. Natal: OWL, 2019.
Walter Nunes da Silva Júnior
O que você vai aprender no CURSO
PROCESSO PENAL CONTEMPORÂNEO
Aula 1
Sistema Acusatório e Juiz das Garantias
Paulo Henrique Aranda Fuller
Aula 2
Processo Penal Contemporâneo
Raecler Baldresca
Aula 3
Processo Penal Constitucional
Marco Antonio Marques da Silva
Aula 4
Hermenêutica Constitucional de Direitos Fundamentais: Processo Penal e Proibição de Excesso
Eugênio Pacelli
Aula 5
Visão Esquemática do Processo Penal
Jaques De Camargo Penteado
Aula 6
Prisão e Medidas Cautelares Pessoais no Processo Penal
Rogerio Schietti Machado Cruz
Aula 7
Temas Atuais de Medidas Cautelares no Processo Penal
Fauzi Hassan Choukr
Aula 8
Habeas Corpus
Alberto Zacharias Toron
Aula 9
Motivação das Decisões Judiciais Penais
Antonio Magalhães Gomes Filho
Aula 10
Fundamentação das Decisões Judiciais
Maria Elizabeth Queijo
Aula 11
A Pessoa Jurídica no Processo Penal
Ivan Santiago da Silva
Aula 12
O Sistema Judiciário como Controle Social da Violência
Oswaldo Giacoia Junior
Aula 13
Investigação Criminal
Carlos Kauffmann
Aula 14
Investigação Criminal Defensiva
Edson Luís Baldan
Aula 15
Prova e Verdade no Processo Penal
Gustavo Henrique Badaró
Aula 16
Aspectos Inovadores da Prova Pericial
Flávio Mirza
Aula 17
Neurociência e Prova
João Daniel Rassi
Aula 18
Prova Ilícita
Guilherme Madeira Dezem
Aula 19
A Questão Probatória nos Crimes de Violência Doméstica
Mariângela Gama de Magalhães Gomes
Aula 20
Justiça Penal Consensual
Antonio Suxberger
Aula 21
Uma Visão Atual do Tribunal do Júri
Eloisa de Sousa Arruda
Aula 22
Execução Penal nos Tribunais Superiores
Gustavo Junqueira
Aula 23
Aspectos Fundamentais do Sistema Penitenciário Federal
Walter Nunes da Silva Junior
Aula 24
Persecução Penal da Criminalidade Empresarial
Roberto Ferreira Archanjo da Silva
Aula 25
Acordo de não persecução penal
Paulo Amador da Cunha Bueno
Aula 26
Aspectos Processuais Penais do Pacote Anticrime
Luciano de Freitas Santoro
Aula 27
Ação Anulatória de Débito Fiscal como Questão Prejudicial nos Crimes Contra a Ordem Tributária
Cesar Luiz de Oliveira Janoti
Aula 28
Verdade: Convergência e Divergência no Processo Penal
João Mestier
Aula 29
Juiz das Garantias
Jacinto Nelson de Miranda Coutinho
Aula 30
Princípios Constitucionais Orientadores do Processo Penal
Claudio José Langroiva Pereira
Aula 31
Inconstitucionalidade da Prisão em Segunda Instância
Euro Bento Maciel Filho
Aula 32
Lavagem de Capitais: Dos Indícios e da Prova da Infração Penal Antecedente
Oswaldo Henrique Duek Marques