Sobre
Deisy Ventura

Professora titular de Ética da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da Universidade de São Paulo (USP), onde é coordenadora do programa de pós-Graduação em Saúde Global e Sustentabilidade. É também professora do programa de pós-graduação em Relações Internacionais do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da USP, onde fez sua livre-docência em Direito Internacional (2012) e lecionou de 2008 a 2018. É presidente da Associação Brasileira de Relações Internacionais – ABRI (2019-2021). É membro do Comitê de Assessoramento (CA) Direito do CNPq, desde 2019. É doutora em Direito Internacional e mestre em Direito Comunitário e Europeu da Universidade de Paris 1, Panthéon-Sorbonne. Graduada em Direito e mestre em Integração latino-americana pela Universidade Federal de Santa Maria.
Foi chefe do departamento de Saúde Ambiental da FSP/USP, entre 2018 e 2020. É editora-executiva da Revista Saúde e Sociedade e membro do NAP-DISA (Núcleo de Pesquisa em Direito Sanitário) da FSP/USP. É membro da Comissão de Ética da USP (2020-2021). É membro da Comissão Lancet sobre sinergias entre cobertura universal de saúde, segurança sanitária e promoção da saúde, desde 2018. Entre maio de 2020 e março de 2021, foi consultora de temas relacionados à pandemia da Sala de Coordenação e Resposta à Covid-19 (SACROI-Covid-19) da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH). Exerceu a Cátedra Simon Bolívar do Instituto de Altos Estudos da América Latina da Universidade de Paris 3 (Sorbonne-Nouvelle), foi professora convidada de Sciences-Po Paris (Ciclo Ibero-americano de Poitiers) e convidada do Instituto de Altos Estudos Internacionais e do Desenvolvimento (IHEID) de Genebra no programa Bolsista Global do Sul em Residência. Foi consultora jurídica da Secretaria do Mercosul (Montevidéu, 2003-2006). Publicou 15 livros sobre temas internacionais e de educação jurídica. Coordenou no IRI/USP os projetos de extensão universitária sobre direitos dos migrantes internacionais “Educar para o Mundo” (2009-2013) e “São Paulo Cosmópolis” (parceria com a Prefeitura Municipal de São Paulo, 2013-2017).
Seus temas atuais de pesquisa são a ética da saúde global, em especial os enfoques de direitos humanos das pandemias e das emergências internacionais de saúde pública; a permeabilidade entre as dimensões nacional e internacional da regulação, particularmente no campo da saúde global e da mobilidade humana internacional; e o emprego da arte na formação superior.
Cursos
Soluções para o Brasil
Soluções para o Brasil O Brasil vive hoje a maior crise da nossa geração. Uma crise com várias dimensões: sanitária, econômica, social, política. Uma crise de destino e de projeto. O que explica a crise que enfrentamos agora? E o que dizem os especialistas sobre as...