Sobre
Julie Saada

É professora de Filosofia no Sciences Po, Paris, e vice-presidente da Sociedade Francesa de Teoria Jurídica e Filosofia do Direito. Ela foi anteriormente professora associada na Université d’Artois e na Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne. Ela também foi diretora do Programa no Collège International de Philosophie. Ela recebeu seu doutorado e sua habilitação para dirigir pesquisas na Ecole Normale Supérieure de Lyon. Sua pesquisa se concentra na Filosofia do Direito Internacional, na Filosofia Política e na Teoria Crítica do Direito, desde a teoria continental até os estudos jurídicos críticos e o direito e a literatura.
Ela publicou livros sobre filosofia do direito internacional, guerra e justiça criminal internacional: “Guerra justa, mandatário da guerrilha – história, teorias, críticas” (Just war, unjust war. History, theories, critiques, with C. Nadeau, 2009); “Justiça Penal internacional diante dos crimes de massa” (International Criminal Justice and Mass Crimes, with R. Nollez-Goldbach, 2014); ” Ensinar o passado violento – conflito, pós-conflito e justiça nas escolas” (Tesching the Violent Past. War, post-war and justice at school, 2014); “A guerra em questão – conflitos desprezíveis, teoria política e debates normativos” (On war. Contemporary Conflicts, Political Theory, and Normative Perspectives, 2015). Seus livros sobre filosofia política e teoria crítica do direito incluem “Hobbes, Spinoza e a Política da Escritura”, 2009; “Hobbes e o Sujeito do Direito”, 2010; “Cuidando do Direito- e a teoria crítica hoje?”, 2010); “Direito, entre teoria e crítica”, com M. Xifaras, 2016.
Cursos
Penso, logo existo: Filosofia para um mundo melhor
Aulas disponíveis a partir de 29 de março de 2021.Penso, logo existo: Filosofia para um mundo melhor Penso, logo existo: Filosofia para um mundo melhor é um curso para formar cidadãos capazes de pensar o seu entorno e agir de forma produtiva em sociedade, contra a...