Sobre
Paolo Quintili

É professor de História da Filosofia na Universidade de Roma “TorVergata“. Ele é um especialista em materialismo ocidental dos séculos XVII e XVIII, racionalismo e Filosofia da Natureza desde a era moderna até os dias atuais, em relação à arte e às ciências. Ele se formou em Paris, onde recebeu seu título de Doutor na Sorbonne (1998-2006) e estuda filosofia crítica do Iluminismo, bem como seus efeitos sobre a Filosofia Contemporânea.
Ele publicou vários livros sobre este assunto, como “O pensamento crítico de Diderot – materialismo, ciência e poesia na época da Enciclopédia” e “Materialismo e Luzes – filosofias da vida em torno de Diderot e algumas outras“. Ele também foi Diretor de Programa no Collège International de Philosophie (2010-2016), com um projeto intitulado “Formas de racionalidade e julgamento desde o Iluminismo até os dias atuais – razão, natureza, espírito, corporalidade: perspectivas transdisciplinares”.
Seu último livro: ” Corpos e cenários. Avatares da filosofia do corpo entre Oriente e Ocidente” (Paris, 2019: anais do colóquio internacional organizado no Collège International de Philosophie); seu último ensaio: “Denis Diderot e Theodor W. Adorno – em que consistiria hoje uma ‘dialética da razão’“.
Cursos
Penso, logo existo: Filosofia para um mundo melhor
Aulas disponíveis a partir de 29 de março de 2021.Penso, logo existo: Filosofia para um mundo melhor Penso, logo existo: Filosofia para um mundo melhor é um curso para formar cidadãos capazes de pensar o seu entorno e agir de forma produtiva em sociedade, contra a...