Sobre
Schuma Schumaher

Schuma Schumaher é pedagoga, pesquisadora e educadora social. Ativista feminista antirracista, tem longa experiência em políticas públicas para as mulheres e em projetos sociais e culturais.
Foi integrante da Comissão Organizadora da Conferência Nacional de Políticas para Mulheres do governo federal em 2004, 2007 e 2016. Em 2004, recebeu o Prêmio de Mulher do Ano (Diploma Bertha Lutz) concedido pelo Senado Federal e, em 2005, foi uma das 52 brasileiras indicadas ao Prêmio Nobel da Paz.
É coordenadora executiva da ONG REDEH – Rede de Desenvolvimento Humano, na qual é corresponsável pelos projetos “Alinhavando Vivências” e “Mulher 500 anos atrás dos panos”.
É autora das publicações “Um Rio de Mulheres” e “Gogó de Emas”, sobre a participação das alagoanas na História, e coautora dos livros “Dicionário Mulheres do Brasil” (Editora Zahar), “Mulheres Negras do Brasil” (Editora Senac), que ganhou o Prêmio Nacional de Literatura (Jabuti) em 2008, e do livro “Mulheres no Poder – Trajetórias na Política a partir da luta das sufragistas no Brasil” (Editora Edições de Janeiro), lançado em 2015.
Sua militância política é construída e exercida através da Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB) e da Articulação Feminista Marcosul (AFM), ambas desde a fundação.
Cursos
Feminismo para uma outra sociedade
Sobre o cursoO curso busca oferecer um panorama geral sobre o feminismo contemporâneo, suas teorias e práticas. Ele se constitui a partir de visões de professoras, ativistas e pesquisadoras ligadas ao feminismo negro, indígena e transfeminismo, bem como à...