Sobre
Vinicius Ferreira Natal

É doutor em Antropologia Cultural pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, instituição a qual também se tornou mestre, pelo mesmo curso. É graduado em História pela Universidade Federal Fluminense e possui curso técnico em Publicidade e Propaganda, pela Escola Técnica de Comunicação. Atualmente, cursa o Pós-Doutorado no Programa de Pós-graduação em História da Arte, na UERJ.
Atuou como pesquisador do Centro Cultural Cartola, atual Museu do Samba e Diretor Cultural do GRES Unidos de Vila Isabel. Exerceu a função de Coordenador de Promoção das Políticas de Igualdade Racial – CPIR – do município do Rio de Janeiro, articulando políticas públicas para a questão racial na cidade, agindo na implementação do MUHCAB – Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira – e do Centro de Interpretação do Cais do Valongo, patrimônio mundial sensível titulado pela UNESCO.
Além de artigos em revistas científicas, publicou dois livros: um livro de crônicas, “As Titias da Folia: O Brilho Maduro das Escolas de Alta Idade”, e o “Cultura e Memória nas Escolas de Samba do Rio de Janeiro: Dramas e Esquecimentos”, ganhador do prêmio Afonso Carlos Marques do Santos em 2016, promovido pelo Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro. Hoje, atua como pesquisador do GRES Acadêmicos do Grande Rio, onde, para o ano de 2020, elaborou, junto de Gabriel Haddad e Leonardo Bora, o enredo “Tata Londirá: o canto do caboclo no quilombo de Caxias”, sobre o pai de santo Joãozinho da Gomeia.
Cursos
Entre tambores e procissões: festas e frestas da brasilidade
Aulas disponíveis a partir de março de 2021.Com aulas gravadas e ao vivo você pode assistir de qualquer lugar e a qualquer horaTenha um canal direto de dúvidas com a coordenação do curso Você terá acesso ao certificado quando concluir no mínimo 75% do curso ENTRE...